Postado por Janine | 1 comentários

1º Simpósio Sobre Segurança Alimentar







No dia 16 de outubro de 2012, no Dia Mundial da Alimentação, aconteceu em Florianópolis, o 1º Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para uma alimentação Saudável. O local, Assembleia Legislativa do Estado, amanheceu com uma grande movimentação com mais de 500 pessoas reunidas no auditório Deputada Antonieta de Barros.

Diante da lotação da casa e grande debate participativo do público, foram apresentados estudos e propostas de ações, no intuito de promover a alimentação saudável, livre da atual espantosa má qualidade do alimentos que chegam em nossas mesas, com quantidades exageradas de gordura, sal, carboidrato processado e insuficientes nutrientes, além de produtos químicos nocivos. Desde o momento do plantio, com agrotóxicos muitas vezes proibidos no mundo inteiro, passando pela indústria, com conservantes, corantes e outras inseguranças mais nas manipulações dos próprios supermercados.

Foram entregues três propostas aos deputados Volnei Morastoni (PT) e Dirceu Dresch (PT) pelos participantes:
Uma que diz respeito ao grande impacto que o mercado publicitário exerce sobre os consumidores, especialmente crianças, envolvendo medidas regulatórias para expor e frear os malefícios que determinados alimentos exercem no organismo.

Outra proposta é a liberdade de escolha do consumidor por produtos orgânicos, sem qualquer tipo de aditivo químico ou alguma forma de cultivo que degrade a biodiversidade (como as grandes monoculturas e produtos transgênicos). Para tanto, foi criado um selo de qualidade. Essa proposta foi apresentada e discutida na Conferência do PARA- Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, realizada dias 14 e 15 de junho de 2012 e levada à Rio + 20 como proposta de sustentabilidade para a Agricultura Familiar

Por último, mas não menos importante, uma exigência de não terceirização da merenda escolar, além da adição do peixe na merenda diária das crianças de escolas públicas.
São alguns caminhos para uma alimentação saudável, contra a obesidade e doenças relacionadas que a só com educação e informação poderemos evitar.
 Janine Mara Alves




           Receita de Risoto com produtos orgânicos





  • Todos os ingredientes dessa receita podem ser orgânicos



Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura em cubos
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 4 dentes de alho amassados
  • meio copo de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 xícaras de água quente
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 3 colheres de sopa de salsinha

Modo de Fazer:


Coloque o alho, a cebola, o arroz numa panela e aqueça mexendo sem deixar grudar no fundo.
Junte a cenoura e o pimentão e frite por mais 1 minuto. Tempere com o sal.
Agregue a água quente. Quando estiver quase seco coloque a manteiga, mexa. Depois coloque os temperos verdes.
Sirva com azeite, queijo ralado e pimenta a gosto


Veja mais notícias em 1º Seminário Regional do P.A.R.A -Santa Catarina

Acesse o link do site do PRONAF (Programa Nacional para Agricultura Familiar
Fontes: CONSEA, SC, Comissão Científica de Saúde da ALESC e SFA/SC-MAPA
Fotos dos participantes do Simpósio Caminhos para uma Alimentação Saudável


Um comentário:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."