Postado por Janine | 2 comentários

Carne assada na panela de pressão com salada de manga e cenouras



Quando eu era criança, observava minha mãe preparando a carne assada de panela. Eram muitas horas para amaciar, corar e cozinhar a carne. Começava um dia antes, no preparo de vinha d'alho para que o sabor penetrasse bem no interior da carne. Aquele cheirinho de temperos fritos... Visualizo mentalmente a cor escura do molho, cujo segredinho era colocar uma colher de chá de açúcar na hora de fritar.
Hoje, já não temos muito tempo para ficar na cozinha como as nossas mães ficavam e, com a panela de pressão, o tempo de cozimento de uma peça de carne grande, ficou pela metade ou menos. Mas os segredos continuam os mesmos: pitadas de amor e paciência na hora do preparo da comida.


CARNE ASSADA NA PRESSÃO

Ingredientes

2 kg de tatu, maminha ou outra peça de carne grande (pode ser até picanha)
6 tomates sem pele e sem sementes 
3 cebolas
6 dentes de alho
1 lata de cerveja preta
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 xícara de óleo para fritar a carne (2/3 serão descartado após a fritura)


Vinha d'alho:  1 copo de vinagre, suco de 1 copo de água fria filtrada e pré fervida com 1/2 limão, 1 colher de sopa de sal, 3 dentes de alho amassados, 2 folhas de louro, 1 cebola picada, 5 colheres de óleo de girassol.  Misture tudo e coloque a carne marinando na geladeira por 6 horas.
Obs. Se tiver, pode usar  vinho branco seco no lugar do suco de água com limão, shoyu e aceto balsâmico

Modo de fazer

  1. Retire o excesso de groduras o máximo que puder
  2. Deixe no vinha d'alho por cerca de 6 horas na geladeira 
  3. Corte os tomates sem peles e sem sementes em pedaços pequenos e reserve
  4. Pique as cebolas e amasse os dentes de alho que não foram para o a vinha d'alho. Reserve
  5. Frite a carne na panela de pressão (aberta) no óleo de soja, uniformemente, colocando o açúcar . Vá virando a medida que todos os lados fiquem escuros.
  6. Retire 2/3 do óleo e acrescente a cebola, o alho e deixe fritar até dourarem.
  7. Coloque os tomates e misture bem
  8. Coloque a cerveja preta e deixe uns 5 minutos a panela aberta, cozinhando
  9. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos (se for tatu, 40 minutos). Cuidado com  a panela de pressão na hora de esfriar. Para se mais rápido coloque embaixo da torneira ligada.
  10. Deixe esfriar a panela de pressão. Depois de parar de "chiar", levante o pino superior para ter certeza de que saiu toda a pressão de dentro da panela.
 Sirva com arroz ou macarrão


FRALDINHA NA PRESSÃO

Ingredientes

1 peça de fraldinha ou vazio
3 cebolas cortadas em rodelas
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de azeite
 pimenta a gosto

Modo de fazer

Tempere a fraldinha com o sal e a pimenta
Frite a fraldinha, já na panela de pressão, no azeite, com a gordura para baixo
Coloque as cebolas em rodelas por cima
Tampe a panela sem água
Depois que a pressão começar, deixe de 35 minutos cozinhando
Coloque a panela para esfriar e quando sair toda a pressão de dentro (observe o pino central se não faz mais barulho nenhum); retire a carne e corte em fatias
Termine com o molho por cima da carne e sirva

ATENÇÃO: A PANELA DE PRESSÃO DEVE ESTAR SEMPRE BEM LIMPA, PRINCIPALMENTE A TAMPA. JAMAIS DEIXE ENTUPIR A VÁLVULA CENTRAL. RETIRE A BORRACHA DE VEDAÇÃO E LAVE-A CADA VEZ QUE USAR.


Não esqueça da salada.  Todas as boas refeições devem ter uma boa salada!

Salada de mangas com cenouras

A manga tem prebióticos*, é rica em uma  variedade de fitoquímicos, em vitaminas A, B e C, tem fibras que auxiliam na digestão.
Traz benefícios para a saúde: purifica o sangue, é diurétic, auxilia no combate à bronquite, é expectorante e previne a acidez estomacal.



3 cenouras descascadas e raladas no ralador  grosso
1 manga média descascada e cortada em tiras
salsinha
sal 
azeite de oliva
vinagre ou limão para temperar


Bom apetite!

                                                 


*O termo Prebiótico foi empregado por Gibson & Roberfroid em 1995 (J. Nut.) para designar "Ingredientes nutricionais não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro estimulando seletivamente o crescimento e atividade de uma ou mais bactérias benéficas do cólon, melhorando a saúde do seu hospedeiro".
O uso de produtos denominados Prebióticos em associação como os Probióticos**  apresenta ações benéficas superiores aos antibióticos promotores de crescimento, notadamente, não deixando resíduos nos produtos de origem animal e não induzindo o desenvolvimento de resistência às drogas, por serem produtos essencialmente naturais." BiCamp Laboratórios

**Os Probióticos são outro tipo de alimentos considerados funcionais. São microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo.
 De acordo com a ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária - propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.


Não esqueça de reservar o óleo usado nas frituras para reciclagem. O ReOleo, que é um programa de coleta e reciclagem de óleos residuais domésticos e de empresas têm pontos de coleta em vários pontos da cidade de Florianóplis e colocou nosso município nas páginas do Guiness Book. Acesse o site:

 http://www.acif.org.br/index.php/reoleo/programa-reoleo-coloca-floripa-no-guinness-book

2 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."