Postado por Janine | 0 comentários

Legumes ou verduras? Qual a diferença?


Na língua inglesa são apenas denominados vegetables e ponto, no Brasil, legumes, verduras, ervas hortaliças ou frutos. Poderíamos ter adotado a facilidade da  gramática inglesa, mas parece que gostamos de mesmo é de complicar.
Legumes são do grupo das leguminosas, então se você disser que vai fazer uma feijoada e acrescentar  legumes, estará cometendo uma redundância. Feijão, ervilha, vagem, fava, lentilhas são legumes, vegetais que geralmente possuem grupos de sementes encapsuladas, tipo vagem. São as leguminosas.

No entanto, verdura é só um termo genérico,  usado para designar hortaliças ou plantas folhosas como coentro, alface, repolho, couve, rúcula, agrião e outras.


Hortaliça, na verdade, é uma categoria que abrange verduras de folhagens mais finas e delicadas.
portanto, grave essa fórmula: 
hortaliçA = verdurA = folhosA 

Também existem as ervas, que englobam as salsinhas, hortelãs, cebolinhas verdes, sálvia, mangericão, orégano, etc...

Assim, é de bom tom, evitar chamar de verdura o pimentão, o tomate, o pepino e o chuchu, que na realidade são frutos. Já por outro lado, podemos chamar, sem medo, de verduras quando os vegetais possuírem as partes comestíveis folhas, flores, botões ou hastes (acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor,  escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão).
Então como denominaremos a cenoura, a batata, o cará e a mandioca? São raízes ou tubérculos. A cenoura, a mandioca, o rabanete e a batata-doce têm uma raiz principal, comestível muito mais desenvolvida. Em uma segunda categoria estão as espécies que acumulam energia em caules modificados, como a batata inglesa e o cará, que são tubérculos .As partes comestíveis dos vegetais podem ser os bulbos, como na cebola e no alho, caules (salsão), sementes (milho), raízes, frutos, folhas, dentre tantas outras.  Usamos, verdadeiramente, o termo genérico: são VERDURAS, mesmo não sendo verdes e pronto.




Pensando bem, a língua inglesa é muito mais simples: vegetables são todas as veduras, hortaliças frutas e legumes. Então, vamos à feira comprar vegetais?

Veja mais na Wikipédia e no Catálogo Brasileiro de Hortaliças/saiba como plantar 50 espécies

Janine Mara Alves







0 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."