Postado por Janine | 0 comentários

Sobre o blog


O blog  Comidas Simples é  uma revista virtual que contém assuntos relativos a alimentação como: receitas, técnicas produtivas, segurança alimentar, dicas, curiosidades e artigos.
O objetivo principal é incentivar a população a evitar dietas ricas em sal, açúcar e gordura, além de despertar o hábito de uma alimentação de modo equilibrado, o que significa comer moderadamente, mas sem abrir mão de prazeres do palato. 
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida anualmente em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada. O problema pode ter como origem tanto a falta de nutrientes como o excesso de substâncias como sódio, glicose, e gorduras saturadas. 
Com a intensa industrialização, o consumo de alimentos em sua forma natural tem caído e a maneira tradicional de alimentação do brasileiro vem sendo substituído por refeições que não atendem adequadamente às necessidades nutricionais do corpo.
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde constatou que houve uma queda de 31% no consumo de feijão, de 23% no de arroz e de 12 % no de pão.
O consumo de refrigerantes, por exemplo, aumentou em 400%. As refeições prontas e misturas industrializadas tiveram crescimento no consumo em 82%. Já os embutidos, como a salsicha, frios e lingüiças, tiveram um aumento de 300%.*
Assim, espero que o comidassimples.com contribua para as gerações atuais e futuras, para que estejam preparadas e atentas ao constituir família. Creio que quanto mais informações sobre os alimentos que chegam à nossa mesa, melhor para a saúde. Quanto mais tempo dedicamos ao preparo da comida, evitando alimentos industrializados, melhor para a saúde de nossos filhos. E, se num dia exagerarmos um pouco na quantidade de comida, a tomada de decisão por uma escolha sensata é que a próxima refeição seja constituída por um  momento rico na ingestão de verduras e frutas. 

Janine Mara Alves


“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o
remédio a sua alimentação” (Hipócrates)


* Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. .
Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

0 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."