Postado por Janine | 0 comentários

Escondidinho de camarão

14/11/2013
O feriado de 15 de novembro em Florianópolis está recheado de eventos em direção ao mar como a  Regata Extreme Sailing Series (circuito mundial de catamarãs com velas de 12,2 metros de altura) e  norteado à terra  com shows de Ivete Sangalo , Cláudia Leitte, Chiclete e outros caroneiros de trios elétricos da festa de carnaval fora de época, o Folianópolis. Com  ventos e eventos pipocando na fervilhante Floripa, que tal receber os amigos e parentes com um delicioso prato de escondidinho de camarão para aquecer ainda mais a refeição do feriado?
Esse prato tem a base preparada com o ingrediente extraído da terra, a mandioca, originária da América do Sul e indispensável na culinária indígena. O recheio, de camarão e molho picante, remete o gosto do mar e da infância na praia.É uma brincadeira gostosa: o escondidinho é divertido de se preparar.


ESCONDIDINHO DE CAMARÃO.

Ingredientes

1 kg de camarão rosa de tamanho médio
1 kg de aipim
10 folhinhas de manjericão
6 colheres de sopa de molho de tomate pronto
5 dentes de alho amassados
6 azeitonas sem caroço, picadas (opcional)
1 cebola bem picadinha
4  colheres de sopa de requeijão
1 copo de leite
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal e pimenta vermelha a gosto


Modo de fazer

Descasque os camarões, e certifique-se de que estão sem areia.
Dica: Se estiverem com areia passe-os embaixo da torneira sem medo (alguns não o fazem temendo tirar o gosto do camarão, mas prefiro desse modo, pois comer areia , ninguém merece). Deixe escorrer, e seque-os levemente com papel toalha.
Tempere o camarão com dois dentes de alho e 1 colher de chá de vinagre. Reserve.
Cozinhe o aipim na panela de pressão com água pela metade, por 30 minutos após começar a chiar. Tem que ficar bem macia.
Retire a fibra do interior  e amasse bem para fazer um purê.
Acrescente o leite, o requeijão. a maionese e sal mexa até ficar bem homogêneo.
Em 1 colher de sopa de azeite, frite a cebola, os 3 dentes de alho e acrescente o molho de tomate pronto para formação do molho. Acrescente as azeitonas, desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão picadinhas.
Tempere com sal e pimenta vermelha.

Em uma frigideira, frite levemente os camarões, por cerca de 5 minutos em 1 colher de sopa de azeite, e, quando ficarem rosados, acrescente ao molho.
Unte um prato refratário com margarina e monte de maneira que:

1ª camada de purê
2ª camada de camarão com molho
Última camada de purê e queijo parmesão ralado por cima.
Leve ao forno a 200° C para gratinar.

Curiosidades

"A mandioca também é denominada de macaxeira, aipim, castelinha e  macamba, conforme a região."

"O Camarão-rosa (Penaeus brasiliensis) é um camarão marinho da família dos peneídeos, encontrado desde o Leste dos Estados Unidos até o Sul do Brasil. "(Wikipédia).

Leia mais em: http://www.clickgratis.com.br/receita/dicas-cozinha/conheca-a-origem-e-as-diferentes-utilidades-da-mandioca/#ixzz2kfnYnUFE



0 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."