Postado por Janine | 0 comentários

Ratatouille


26/06/2014 Hoje é dia de jogo: Alemanha X França. Há tempo desejo escrever  algo sobre a culinária da França, e a Copa Mundial de Futebol no Brasil com a presença do país europeu no Brasil é um bom motivo, tenho esperança de que jogadores do time alemão façam "picadinho" da seleção que ganhou apenas uma vez a copa mundial, mas que deixou marcas na copa 2010 . Aquela cabeçada do Zidane no jogador Italiano doeu no Brasil inteiro. Porém, fomos "liberados mais cedo" pela Holanda que mandou Daniel Alves, Lúcio, Tiago Silva e Julio Cezar pra casa naquele ano.
A copa do Mundo é isso mesmo: mistura perfeita de gente e emoção de todas as partes do mundo com a paixão pelo futebol. As cores das bandeiras coloridas retratam a arte e a miscigenação. As cores dos ingredientes do prato francês  representa bem isso: é ratatouille! 

Ratatouille é um prato rústico típico da região da Provença, feito de legumes em camadas intercalados com temperos e condimentos. Notam-se influências espanholas e italianas na receita. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como 'ragu de legumes" ou "prato de berinjelas" A palavra é substantivo feminino francês, e o prato é também chamado de "ragu grosseiro", pode conter carne de peixe, galinha ou boi, mas para ficar gostoso o segredo está no tempero intercalado. 
Para o preparo do ratatouille é imprescindível dois ingredientes: tomate e berinjela. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita. O método clássico de preparar a ratatouille envolvia tirar as peles e sementes ao tomate e cozinhar separadamente os vegetais, para serem combinados no final e temperados com sal e ervas da Provença (ou uma combinação de tomilho, orégano, sementes de coentro e funcho; o conjunto, normalmente leva cerca de uma hora para cozer, sendo regado com vinho branco ou tinto.

Leia mais:
Brasil disputa o 3º Lugar com a Holanda na Copa de  2014


Ratatouille
Ingredientes

berinjela
tomate
abobrinha
pimenta
alho
tomilho
manjericão ou alecrim
vinho branco seco ou uma colher de sopa de vinagre de vinho em 1/2 copo de água
azeite de oliva extravirgem

Modo de fazer

Pique todo os ingredientes em rodelas
Em uma panela disponha os legumes enfileirados de maneira, podendo formar círculos ou formato espiralado
Tempere com o sal alho, a pimenta e manjericão, alecrim, pimenta a gosto.
Regue com vinho branco e coloque no forno até dourar



Ratatouille Cozido na Panela

Os ingredientes são os mesmos da receita anterior, aliás, o preparo do molho também.Utilize uma quantidade igual de tomate, abobrinha e berinjela. Lave e corte em fatias grossas.
Unte o interior de uma panela alta com um fio de azeite. Vá fazendo camadas com os legumes e o molho, alternando entre si. Nas camadas de molho, utilize pimenta à gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os vegetais estejam ao ponto.

Ratatouille Salteado

Um pouco diferente do tradicional, essa versão se baseia no seguinte fato: o molho pode ajudar a cozinhar os legumes. Para isso, inicie o preparo do molho (frite a cebola e o alho e coloque o tomate para refogar em fogo baixo). Assim que o molho começar a cozinhar, retire do fogo e acrescente os legumes picados em cubinhos. Acrescente a pimenta (à gosto) e misture delicadamente.
Volte a panela no fogo baixo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos, antes do tomate terminar de secar. Os legumes devem ficar firminhos.

0 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."