Postado por Janine | 0 comentários

Cozido da Família Alves

Não foi apenas a necessidade publicar conceitos de que temos que preparar nosso próprio alimento como base de uma alimentação saudável que me levou a criar o blog comidassimples.com.
Minha família é daquelas que gostam de reunir amigos, fazer comida farta jogar muita conversa fora e provocar sorrisos.
Minha mãe cozinhava muito bem e meu pai trabalhava o dia inteiro como funcionário do Banco do Brasil, mas nos finais de semana gostava de aprender com a mãe os segredos de um bom cozido, de uma boa carne assada de panela que eram as especialidades dela no almoço dos sábados, ocasião em que alguns de meus tios se revezavam para almoçar conosco.
Meus pais se separaram, mas ambos continuam cozinhando para as suas famílias, amigos, filhos. Cada um seguiu com sua vida e as receitas foram se personalizando, com suas característica próprias, nuances, toques, mas ambos fazem comidas maravilhosas. E eu , aprendendo sempre com eles e com a vida. Não sou chef nem gourmet mas sei cozinhar e agradeço a família que tenho e que me deu estrutura para seguir em frente.
Hoje, meu pai faz parte de um grupo de amigos que criou a confraria Clube dos Gourmets onde ele é tesoureiro e um dos principais chefs dos encontros


.


"Fazer cozido com arte é para poucos. No último almoço festivo do Clube dos Gourmets de Florianópolis, esta iguaria trazida pelos portugueses foi o prato principal, preparado pelo chef Nelsinho Alves.
Dica importante: calcule 400g de ingredientes por pessoa para o preparo e escolha a quantidade de cada produto que você desejar."
Matéria publicada na Coluna do Beto Barreiros, Caderno Donna, DC,domingo,12/10/2016.


Ingredientes

Batata-doce, batata inglesa, batata-baroa, nabo amarelo, aipim, abóbora, chuchu, cenoura, milho verde,, couve, tomate, charque, lombinho suíno, costelinha suína, linguiça húngara e bacon sem pele defumado, coxão mole fresco cortado em cubos, ovos, cozidos (inteiros), azeite do oliva, salsa, cebola, alho, e cebolinha a gosto.


Modo de Preparo

Deixe o charque e defumados (exceto o bacon) de molho por 120 horas. Tempere o coxão mole cortado em cubos com alho, sal e cebola na véspera. Frite o bacon em azeite de oliva e reserve. Deixe a gordura na panela para preparar o refogado. Nela, frite o coxão mole até pegar cor, adicione a cebola, o tomate cozinhe bem.
Em seguida adicione ao refogado, as carnes colocando pela ordem: charque, costelinha, lombinho e linguiças. Cubra as carnes com água quente antes de colocar os legumes e deixe cozinhar por 30 minutos ou até chegar ao ponto desejado. Em seguida, disponha os legumes em camadas , na ordem do cozimento necessário. Na última camada, disponha os ovos cozidos e cubra com uma generosa camada de folhas de couve. Quando as folhas estiverem cozidas, estará pronto. Sirva imediatamente.


0 comentários:

Atenção

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, agrônomos e outros especialistas."